sábado, 2 de junho de 2012

Com goleada, Guarani desencanta e estraga 98º aniversário do Ceará...


Bugre faz 4 a 1 no Brinco de Ouro, vence a primeira na Série B
e dá 'presente de grego' para o Vozão, que continua em jejum...


Data histórica para um, especial para outro. No aniversário do Ceará de 98 anos, quem fez festa foi a torcida do Guarani. Em um "presente de grego" para o Vozão, o Bugre desencantou na Série B do Campeonato Brasileiro na tarde deste sábado ao fazer 4 a 1 no Brinco de Ouro, em Campinas, pela quarta rodada. Clebinho, Danilo Sacramento, Ronaldo e Medina garantiram a primeira vitória alviverde e aumentaram o jejum alvinegro na competição. Rogerinho descontou para os visitantes. Dos gols, apenas o de Clebinho saiu no primeiro tempo.
A goleada, conquistada na base da eficiência e sob o comando de Kleyton Domingues e Clebinho, tirou o Bugre da parte de baixo da tabela e o levou para a décima colocação, com cinco pontos, mais perto do G-4. Por outro lado, o Ceará amargou a terceira derrota em quatro jogos e caiu para a vice-lanterna, com apenas um ponto, à frente do Barueri, ainda zerado.
Kleyton Domingues e Clebinho tiveram importâncias diferentes. Enquanto que o primeiro, estreante, deu nova cara ao meio bugrino ao entrar no lugar de Bruno Neves, Clebinho abriu o caminho para o triunfo, já nos acréscimos do primeiro tempo, e deu linda assistência para Ronaldo voltar a marcar após três meses e meio e aliviar a cobrança dos 2,3 mil pagantes.
Os dois times voltam a campo no próximo sábado, às 16h20m (de Brasília). O Guarani visita o Barueri. O Ceará, por sua vez, recebe o ABC-RN, no Presidente Vargas.

A forte marcação a partir da intermediária dificultava a troca de passes das equipes. A bola parada era a principal alternativa. Foi assim que Sacramento bateu direto. Fernando Henrique espalmou. Na falta de criatividade, aproveitar o erro do adversário era uma boa opção. O Ceará chegou com perigo aos 17 minutos. Lima saiu na cara de Emerson após falha de Domingos, teve tempo para escolher o canto, mas bateu em cima do goleiro. O Guarani também teve a sua chance de ouro, aos 23. A exemplo de Lima, Clebinho desperdiçou.
Clebinho vai de vilão a herói bugrino no primeiro tempo.
A postura dos times no primeiro tempo mostrou a necessidade de vitória. Atacar, às vezes até mesmo sem organização, era a ordem. Logo aos 15 minutos, Mota não pensou duas vezes ao arriscar de longe. Com as voltas de Domingos e Emerson, o Guarani respondeu com uma cabeçada de Ronaldo, livre, após cobrança de falta de Danilo Sacramento.
Bruno Neves colocou o atacante frente a frente com Fernando Henrique. O camisa 11 bugrino driblou o goleiro, mas perdeu o equilíbrio e tocou para fora. Foi um dos últimos lances de Bruno Neves no jogo. Em dividida com o camisa 1 alvinegro, ele sentiu dores no joelho e precisou ser substituído pelo estreante Kleyton Domingues.
Na sua primeira jogada, ele participou de um lance polêmico. Ao bater cruzado, dentro da área, reclamou de toque de mão Vitor Hugo. A torcida também pediu pênalti. O Ceará mexeu, mas por opção técnica de PC Gusmão. O meia Reina entrou no lugar de Márcio Careca, passando Eusébio para a lateral esquerda.
Nas mudanças, o Guarani levou vantagem e dominou os minutos finais. Kleyton Domingues acelerou o ritmo bugrino. Aliás, saiu dos pés dele o passe para Clebinho se redimir da chance perdida. E ele fez o mais difícil. O atacante recebeu na entrada da área, ajeitou e mandou no ângulo direito de Fernando Henrique, passando de vilão a herói bugrino aos 48 do primeiro tempo. Assim que a bola balançou as redes do Ceará e o placar anotou 1 a 0 para o Bugre, o árbitro terminou a etapa inicial.
Sacramentando a vitória
O gol no fim do primeiro tempo não demorou para ganhar companhia no marcador. Logo aos três minutos, Danilo Sacramento tratou de fazer 2 a 0. Ele começou e terminou a jogada. Primeiro, avançou pela ponta direita e passou para Chiquinho em velocidade. O lateral invadiu a área e cruzou forte, procurando Ronaldo. Antes do camisa 9, Fernando Henrique espalmou, mas a bola ficou limpa para Sacramento empurrar para o gol vazio, ampliando a vantagem.
Com a situação delicada, PC Gusmão apostou na estreia de Itamar, ex-Flamengo. Lima saiu. Mas o Bugre continuou melhor e chegou ao terceiro gol aos 15 minutos. Clebinho deixou Ronaldo na cara do gol e, desta vez, o camisa 9 concluiu com precisão, sem chances para Fernando Henrique. O lance sacramentou a partida. O Bugre, certo da vitória, passou a administrar o resultado, enquanto que o Ceará pouco ameaçava.
Quando tentou algo a mais, o Vozão conseguiu diminuir. Rogerinho tabelou com Mota e tocou na saída de Emerson, aos 32 minutos. Mas nem deu tempo para o Ceará sonhar em reagir. No ataque seguinte, Medina transformou o triunfo bugrino em goleada. Ele recebeu na ponta direita, avançou e soltou a bomba. Fernando Henrique não alcançou. O presente de grego para o Ceará já estava embrulhado com laço e tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário